sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Viva seu sonho

Incrível como pensamos: “um dia viverei meu sonho”, ou um pensamento mais otimista “estou sendo preparado para um dia viver meu sonho”, mas hoje sinto algo diferente.
Tomei por base o fato de que já encontro-me vivendo este sonho. O sonho não é uma coisa surreal que só terei “conquistado” quando estiver “lá”. Quando eu for contar aos meus netos como o avô deles realizou aquelas coisas, começarei contando que foi incrível, porem logo após contar as realizações, a frase que acompanhe esta afirmação é: “porém não foi fácil, tudo começou com/ quando...”. Em minha visão limitada penso que estarei indo cumprir o sonho quando estiver com mochila nas costas e com as passagens nas mãos, porem hoje foi-me aberto os olhos que todo o trabalho de planejar, de sonhar e juntar o dinheiro para a viagem, estava no pacote.
Moises pode ter pensado que o sonho começou depois da sarça ardente, mas vemos vestígios de seu sonho de liberdade para o povo de Israel quando ele mata o guarda para impedir do soldado bater em um dos homens do povo. Mas quando começa o sonho de Deus? O vestígio mais sublime é ver Moises, ainda bebê, boiando em uma cesta pelo rio e sendo aceito pela família real.
Muitas vezes a afirmação bíblica que Deus “planejou tudo antes da formação do Universo” fica apenas com a nossa criação e esse plano termina quando nascemos, daí somos jogados sozinhos em um mundo de caos e o plano é chamado de acaso. Porém a bíblia mostra o contrario. Sonhos só são deixados de cumprir quando optamos não cumpri-los. O nosso livre arbítrio é o principal assassino de sonhos. Vemos que o sonho de Deus de levar o povo de Israel à terra prometida, retardou uma geração pois o povo escolheu duvidar e eles dificultaram o cumprimento de tal. Alguns até mataram os sonhos.
Existem alguns casos da bíblia bem diferentes. Ele viveram esses sonhos. Engraçado pensar que eles estavam sempre no lugar certo e na hora certa. Daí pensamos: “deve ser porque eles nunca erraram...”. Posso citar casos de mágoas, ira, desconfiança, adultério, etc e etc. Eles apenas permitiram que os sonhos pudessem ser cumpridos.
Me dá um arrepio hoje pensar que toda nossa igreja, o corpo de Cristo, é um sonho de Deus que começou em uma simples oração de Jesus retratada em Jo:17.
Somos o sonho de Deus desde que nascemos e principalmente reforçados com o segundo nascimento.
Ainda alegamos que não estamos sonhos. Primeiro, os seus sonhos são os sonhos de Deus? Tem certeza? Segundo, você espera ainda algo para viver o sonho? Muitas vezes não apreciamos o processo. Quantas alegrias Moises deve ter passado em 40 anos sendo pastor de ovelhas de seu sogro. Quantos pôr-do-sol esplêndidos mostrando a grandeza de Deus, ou o nascimento de uma ovelhinha branquinha, ou o trabalho de ter que correr atrás de uma ovelha perdida e ter a alegria dela voltar são e salva. Imagino Deus pensando: “ele está aprendendo, a próxima etapa do sonho é ele fazer isso com pessoas...”
Amados, os sonhos de Deus são agora” Amar as pessoas ao seu redor, ser um bom filho, ser um ótimo pai, fazer com excelência nosso trabalho mesmo que seja um “trampolim” para o nosso chamado, ser uma boa ovelha quando ainda não se é pastor, sendo um bom pastor pois nunca deixaremos de ser ovelhas também, etc e etc.
Nesse dia 7, a minha oração é: “Deus, não importa o estágio que se encontra os nossos sonhos, eu quero agradecer por já vivê-lo agora...”

Leonel Igarashi

Um comentário:

Ana disse...

Realmente Deus me surpreende a cada dia. Sonhos? São tantos, mas eu só quero viver os de Deus pra mim.
Deus te abençoe e continue te usando p/ impactar vidas, por meio do dom de escrever q Deus te deu.
Abços, Ana