segunda-feira, 29 de junho de 2009

temporalidade relativa do amor


Ainda com o assunto “relacionamento” fiquei pensando um dia sobre a pessoa certa para a minha vida e me perguntei: Deus tem alguém separado para a mim ou a eu escolho e Deus abençoa? Esse é um assunto um tanto polêmico e incômodo.
Algumas questões de que tenho visto, vai de encontro com o que os teólogos sempre se matam para resolver: livre arbítrio ou pré-destinação? Não quero me aprofundar no assunto, pois tenho meu ponto de vista e isso de nossa dimensão limitada é quase impossível entender.
Nesse assunto eu sei muito bem que Deus pela sua onisciência sabe do que acontecerá, pois Ele pelo seu tamanho não está preso ao tempo(um dia explico melhor) e também pelo detalhe que Ele não está preso em nossa dimensão.
É meio injusto achar que vai pegar Deus de surpresa, mas eu vejo como Ele é sutil quando nos trata com carinho deixando-nos ter nossa própria liberdade.Eu já passei por muito tempo fazendo perguntas como: Pai, é essa a mulher da minha vida? Devo ir atrás dela? É sim ou não? Pai? Pai??? Você esta ai? Rsrs
Esses dias me peguei pensando sobre o porque de certas perguntas não ter uma resposta definida. Daí fico julgando-me dizendo que oro pouco em relação a isso, que na verdade existe algum erro nisso tudo, que sei lá... tem alguma coisa errada.
Mas refletindo sobre o primeiro casal da bíblia, vi uma das primeiras acusações contra Deus: “...a mulher que tu me destes...”. Sinceramente, me peguei pensando no caso de namorar uma pessoa que sinceramente não tenho certeza que deva ser pois não sinto como um casal mas sim amigos mas Deus mandou, ta mandado pois tento ser ao máximo obediente. Porém fiquei pensando, se essa pessoa fizer algum errinho quem será a primeira pessoa que culparei? Deus, pois Ele mandou estar com ela.
Vendo por esse lado (que é apenas um ponto de vista, não uma verdade absoluta), imagino que Deus não necessariamente engessa uma pessoa no qual eu irei ser seu cônjuge, pois Ele nos dá escolha, claro que nunca o pegaremos de surpresa pois Ele sabe o futuro. Vendo isso eu vejo uma diferença grande entre pré-destinação engessada onde algo vai ser assim custe o que custar debaixo de chicote, ou pré-destinação, pelo fato da onisciência Dele, onde Ele sabe o que vai acontecer mas nos deixa escolher pelo seu próprio amor.
Em relação cheguei à algumas conclusões sobre as vezes não ouvir respostas disso: eu não faço as perguntas certas. Tentar adivinhar o futuro é algo meio restrito à vontade Dele, não à nossa. Eu acredito em profecia, mas elas vêm quando Ele quer, não o contrário. Então nessa área vejo que a pergunta certa não seria “Deus, quem é a mulher certa para mim?”, pergunta um tanto egoísta e preguiçosa não??? Rsrs. É quase um “ah! Deus escolhe ai... você sabe meu gosto e etc”. Cadê a sua decisão? Cadê o seu aprendizado? Cadê o seu “escolher Deus dia a dia”?
Por outro lado vejo a pergunta “Deus, eu escolho alguém com os seus princípios, essa garota tem?”. Nisso você foca drasticamente em Deus, e busca uma mulher conforme Ele quer e ora para que seja jogado luz nas trevas e veja a coisa boa e ruim também. Deus ao ouvir que você pediu a opinião Dele, e lógico que tudo é feito pelas mãos Dele, mas com o seu esforço também, Ele mostra as coisas e você vê se é algo que você vai dar continuidade ou não.
Viver à luz do Senhor é algo que muda tudo o temos e o que somos e um dia veremos que tudo proveio das mãos Dele. Se vivermos desse jeito, paixõezinhas que cegam nossa espiritualidade morrerá e apenas teremos um fogo ardente proveniente do centro da vontade de Deus por uma serva Dele.

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Léo, o seu blog, é extraordinário.Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles.estarei grato, esperando por vc, lá
Abraços de verdade