quinta-feira, 18 de junho de 2009

Amor à três


“... revigorem-me com maçãs, pois estou doente de amor.” Ct 2-5

Tenho visto com grande freqüência o quanto as pessoas ficam estressadas e até perdidas quando surge o assunto “namoro” ou assunto assim. Incrível a confusão que certo assunto traz à nossa cabeça e quando consultamos a Deus temos um silêncio ou somos impossibilitados do que Ele mesmo tende a dizer. O ponto é que, assim como qualquer bênção, não sabemos como pedir e se pedimos, pedimos pelos motivos errados. Vamos antes de tudo discutir o porquê pedir...
Tentando imaginar e focar a nossa vida na perspectiva de Deus, temos consciência que fomos criados para a glória de Dele e no relacionamento conjugal não deveria ser diferente. É incrível como nesse aspecto podemos trazer um pequeno pedaço do céu na terra, mostrando o que deveria realmente ser o que Deus sonhou, duas pessoas sendo um.
Tendo isso em mente, facilita como devemos escolher nosso futuro cônjuge pois temos alguns textos que falam muito no caráter que devemos procurar na pessoa pretendida. Em Efésios 5:22-27 temos os deveres conjugais e cabe à mulher sujeitar-se ao homem como se fosse ao próprio Cristo, e ao homem amar sua esposa como Cristo amou a igreja. Agora me pergunto, como facilitar isso? Imagine você lado feminino tendo como marido ou futuro marido, alguém com o caráter de Cristo ou pelo menos estando em direção, no qual não digo que ele não irá errar, mas que ele sabe pedir perdão, e que possivelmente irá ter duvidas mas sabe onde pode saná-las que é buscar a Deus. Um homem que pelo menos tem buscado ter a semelhança com Cristo e os frutos do espírito estão sendo criados nele, seria muito mais fácil se sujeitar não? Não é uma tentativa de espiritualizar as coisas mas nisso a vida espiritual de uma pessoa faz toda a diferença.
E nós homens, ame a sua parceira como Cristo amou a igreja... incrível que isso é real, fico imaginando para mim uma esposa que simplesmente é aquela no qual morreria por ela sem pensar duas vezes. Imagine que fascinante ter uma pessoa ao lado, que não tem todas as respostas, porém sabe fazer você tirar a atenção dos problemas e com uma doce voz falar: “querido, vamos passar um tempinho orando por isso?”. Ela sabe como você age, e sabe como ser um suporte no momento exato. Certa vez, um amigo compartilhou que o seu avô tinha sofrido um acidente de carro e veio a falecer, e depois ele me falou como... Estavam ele e sua esposa no carro voltando de viagem, e em um acidente que ocorreu na estrada, seu avô acabou tendo que tomar a mão contrária e nisso vinha um carro, sem pensar duas vezes ele viu que o carro iria bater de frente no seu mas ele pôde tirar o lado da sua esposa oferecendo o seu... ele faleceu mas salvou sua amada... Fico imaginando o que era aquela mulher para ele.
Essas coisas são muito mais profundas do que apenas um rostinho bonito ou um olhar cativante, tem a ver com perspectiva do que é vida e de caráter e nada melhor que todas essas coisas vindo do alto. Não adianta tentar buscar em pessoas que aparentam ser legais pois é questão de fonte... a fonte da pessoa é ela mesma ou Deus?
Um outra coisa olhando as escrituras é o desejo que o casal tinha um pelo outro. Vejo na história de Jacó um cara que era louco pela sua amada que era tanto que trabalhou 14 anos para o seu sogro só para tê-la como esposa. Vejo as esposas que celebravam quando conseguiam dar ao seu marido um filho, demonstrando amor pelo nome do seu marido. Em Cantares eu vejo um desejo ardente no casal que tem intimidade e vontade de estarem juntos a todo tempo. Coisas como “Quão deliciosas são as suas carícias, minha irmã, minha noiva! Suas carícias são mais agradáveis que o vinho, e a fragrância do seu perfume supera o de qualquer especiaria!” (Ct 4:10) demonstram o quando ele amava ela e até o ponto de reconhecer “Você me fez disparar o coração, minha irmã, minha noiva; fez dispara o meu coração com um simples olhar...”(Ct 4:9) e pedir “Desvie de mim os seus olhos, pois eles me perturbam.”(Ct 6:5a)”. A esposa não fica atrás também sonhando “Ah, se ele me beijasse, se a sua boca me cobrisse de beijos...”(Ct 1:2), coisas simples como “Tenho prazer em sentar-me à sua sombra;” (Ct 2:3b) mostra como ela reparava e amava coisas simples e declara “Sua boa é a própria doçura; ele é muito desejável. Esse é o meu amado, esse é o meu querido, ó mulheres de Jerusalém”(Ct 5:16) tendo por fim criando um dos poemas mais lindos que já li “Nem muitas águas conseguem apagar o amor, os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado” (Ct 8:7). É lindo ver essa história na bíblia e mostrar que esse romance e paixão foi idéia do próprio Criador, aquecendo nossos corações com testemunho de um casal que se amava.
Tenho pensado na fusão de dois corpos diferentes se tornando uma só carne e posso fazer uma assimilação com metais, no qual só se fundem com um calor extremo. Essa paixão que os dois sentem produzem um calor tão extremo que a fusão não é apenas física no casal, mas também sentimental e espiritual. Por isso que temos que pensar não apenas na fusão física, mas em um todo muito complexo e diversificado. Por essa razão que temos que avaliar muito bem quem estará sendo um conosco (eu e Deus).

Um comentário:

Vanessa de Paula disse...

texto muito bom. até peguei alguns trechos ai :D